Empreendedorismo

Cadeg torna-se um dos mercados municipais mais sustentáveis do Brasil

Iniciativas verdes transformam o Cadeg em um dos Mercados Municipais mais sustentáveis do Brasil

Mercado Municipal do Rio vai iniciar parceria para produzir adubo orgânico com flores descartadas do Mercado das Flores

Pioneiro no uso de caminhão de lixo elétrico, o Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (Cadeg) pode ser considerado um dos Mercados Municipais mais sustentáveis do Brasil. Desde 2019, o Mercado vem caminhando rumo a inovação, com diversas iniciativas voltadas para a sustentabilidade e uma pauta ESG alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do milênio, das Organizações das Nações Unidas (ONU). Seguindo esta filosofia, o Cadeg vai iniciar a produção e venda de um adubo orgânico em parceria com a Terraço Atlântico. A proposta é que a empresa colete todas as flores que seriam descartadas, produza o adubo e comercialize, em um contêiner, como um novo produto para os próprios floristas do Mercado e outros clientes interessados.

Segundo André Lobo, Diretor Social do Cadeg, a ideia é criar um ciclo de benefícios para o meio ambiente, contribuindo também para o desenvolvimento econômico, gerando oportunidade de negócios. “Nessa iniciativa as flores vão servir de adubo para as flores. Dessa forma, deixaremos de descartar esses preciosos resíduos orgânicos e ainda vamos movimentar os negócios entre os lojistas”, destaca. A empresa Terraço Atlântico ainda vai cultivar uma horta no talude do Mercado, com plantação de legumes e cultivo de abelhas sem ferrão para ajudar na polinização.

Iniciativas verdes

Atualmente, o Cadeg possui a maior usina fotovoltaica em mercados municipais do mundo, com mais de 5 mil placas que vão evitar a emissão de 1 tonelada de CO² no prazo de 15 anos, o equivalente a 120 mil árvores plantadas. O teto solar pode gerar 1,8 MW, o suficiente para abastecer simultaneamente 1 000 casas e a economia na conta de luz chega a 40% do consumo. Para Marcelo Penna, além dos ganhos financeiros, a implementação do teto solar serve de inspiração para uma cidade mais sustentável. “O Cadeg é um patrimônio comercial e gastronômico do Rio. Nós temos cerca de 5 mil trabalhadores que dependem diretamente do Mercado Municipal e mais de 20 mil indiretos. Diante desses números e da representatividade econômico-social percebemos que o dever de casa começava por aqui e inspirar essas ações se fazem cada vez mais necessário”, destaca.

Na vanguarda da sustentabilidade, o Cadeg trouxe para o Rio de Janeiro o primeiro caminhão 100% elétrico, fabricado pela BYD, que é responsável pela coleta, compactação e transporte de resíduos do Mercado. Após quatro anos, é estimado que o uso do caminhão elétrico tenha possibilitado a redução de emissão de 532 ton de CO² no meio ambiente, o equivalente a mais de 3 mil árvores plantadas.

Sobre o Cadeg

Inaugurado em 1962 por comerciantes, em sua maioria imigrantes portugueses, do antigo Mercado Municipal da Praça XV, o Cadeg (Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara) é hoje o maior entreposto comercial de plantas do estado, além de ter um dos polos gastronômicos mais famosos da cidade. Situado em uma área de 100 mil metros quadrados em Benfica, o Cadeg é um condomínio com 604 lojas e 104 salas comerciais, que abrange diversos segmentos, entre hortifrutigranjeiros, vestuário, calçados, bebidas, empórios, decoração e descartáveis, além de serviços diversos, como banco, loteria, farmácia, cabeleireiro, entre outros. Por sua importância histórica, recebeu o título de Mercado Municipal do Rio de Janeiro em 2012.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo