Viagem

Viagens de incentivo potencializam felicidade e rendimento no trabalho – veja como

Tem crescido o número de empresas que bonificam os colaboradores com as chamadas viagens de incentivo. Principalmente após a pandemia do coronavírus

Por: Fábio Luporini

Trabalhadores felizes rendem mais no trabalho. Isso não é novidade, mas, pesquisas apontam números expressivos quanto a essa realidade. Além disso, as empresas estão cada vez mais descobrindo que as chamadas “viagens de incentivo” ajudam a potencializar essa felicidade e, consequentemente, o rendimento laboral, muito mais do que bonificações em dinheiro. E isso inclui levar a família nos destinos. Especializada em planejar viagens familiares, a Criattiva Turismo também está se especializando nas viagens de incentivo.

“É impressionante o quanto os vendedores se dedicam nas vendas de um determinado produto ou serviço quando o incentivo é uma viagem em família”, afirma Dóren Faria, consultora de viagens da Criattiva Turismo. De acordo com ela, entre os diversos clientes estão grandes empresas que organizam viagens entre os colaboradores e seus familiares para proporcionar a eles momentos de lazer, diversão e relaxamento. “São vários os destinos, desde resorts completos até festas e eventos como a October Fest, em Santa Catarina”, ressalta.

Estudo da Universidade da Califórnia, divulgado em 2021, mostra que o trabalhador feliz tem 31% mais produtividade, três vezes mais criatividade e 37% mais vendas que a média. Em 2022, um levantamento da consultoria Right Management, realizada em 15 diferentes países, mostrou que as pessoas motivadas no ambiente de trabalho têm potencial até 50% maior. “Quer felicidade maior do que viajar? A empresa pode se planejar para oferecer como benefício uma viagem curta, de um fim de semana, ou de alguns dias. Isso faz toda a diferença na produtividade do colaborador”, avalia Dóren.

Além da produtividade, organizar uma viagem em família com os colaboradores da empresa ajuda a engajá-los uns aos outros. “Não é só o desempenho que conta, mas, também, a conexão entre os colegas”, diz Dóren. De acordo com ela, isso também ajuda a manter os trabalhadores nas empresas, principalmente, numa geração que troca bastante de emprego e que busca ter seu próprio negócio. “A viagem motiva as pessoas a lutarem por objetivos em comum”, explica.

O planejamento de uma viagem de incentivo leva em conta as características dos colaboradores a fim de escolher um destino que os motive. Além disso, quando se permite levar a família, mesmo que a empresa não banque o valor total, abre-se uma oportunidade para maridos, esposas e filhos viajarem a um destino que normalmente não viajariam, pagando menos do que se fossem só em família. “A empresa paga a viagem do colaborador, que pode levar sua família pagando apenas para o marido ou para a esposa, além dos filhos, se o casal tiver. Fica mais em conta para o trabalhador também.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo