TV & Famosos

Consumidores brasileiros pagam menos na conta de luz em setembro, diz Aneel


Os consumidores brasileiros não pagarão cobranças extra na conta de luz em setembro. 

++Novo apagão atinge região metropolitana de Fortaleza

A decisão foi divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que manteve a Bandeira Verde para o próximo mês, indicando condições favoráveis de geração de energia no país.

++Governo federal ainda investiga causas do apagão energético que afetou o Brasil

A bandeira verde é a mais barata, e não há cobrança adicional sobre a conta de luz. 

Já as bandeiras amarela e vermelha, por outro lado, indicam que a geração de energia está mais cara, e podem resultar em acréscimos de até R$ 9,795 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A bandeira de escassez hídrica, que vigorou de setembro de 2021 a meados de abril de 2022, resultou no aumento da cobrança da conta de luz em até R$ 14,20 a cada 100 kWh.

A manutenção da bandeira verde em setembro é possível graças aos bons níveis de armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas, que estão em 87% da capacidade.

Na última terça-feira (22), a Aneel aprovou uma consulta pública para baratear as bandeiras tarifárias em até 36,9%. O órgão citou três fatores para justificar a redução: reservatórios cheios, expansão de energia eólica e solar e queda no preço internacional dos combustíveis fósseis.

O que são Bandeiras Tarifárias

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.

– Publicidade –





Br-Jetss

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo